Você é um amante do estilo Provençal? Leve-o para casa!

O estilo provençal foi criado no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI. Nessa época, os camponeses buscavam aproximar a decoração de suas casas das decorações nos palácios da nobreza francesa.

Podemos dizer, que o estilo provençal é a tradução do estilo neoclássico, mais característico das cidades grandes da Europa, para o meio rural, campestre. Assim, muitos dos elementos podem ser encontrados nos dois estilos: sofás e cadeiras estofadas com costura tipo botonê, ou capitonê; longas cortinas de tecido, que vão do alto ao piso; e o uso de molduras grossas de madeira com muito detalhamento em quadros e espelhos, com acabamento dourado ou envernizado.

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos e sofisticados. Na estamparia há forte presença de flores, tons suaves e cores pastel, como rosa claro, verde água e azul bebê, por exemplo. Enquanto no neoclássico o tecido mais comum é o veludo, no provençal há um tema mais de verão, então o linho e o algodão aparecem muito. Há muitos objetos delicados na decoração, com detalhes bem trabalhados, como altos e baixos relevos.

Para garantir que sua casa tenha um ar provençal, uma ótima escolha é apostar em papéis de parede com estampas, repletas de detalhes, com motivos florais ou de medalhões. Para que não fique pesado, opte por estampas em cores claras, tons pastel ou mais pálidos

As listras também aparecem na decoração provençal, ainda que não sejam um elemento essencial.

O que você não verá no provençal são figuras geométricas e padrões que usam a cor preta na decoração.

Em termos de materiais, há muita madeira, espelhos e lustres grandiosos. Outra característica comum é o uso de molduras de gesso com bastante relevo no encontro de paredes e teto, e muitas vezes, também em volta da luminária central do ambiente. As decorações provençais não são de modo algum minimalistas.

Utiliza-se mobiliário antigo em decorações provençais. No entanto, há muitos móveis atuais que se valem da linguagem estética do período, aliada à melhora da tecnologia da atualidade.

Na Biblos gostamos tanto deste estilo que temos uma linha própria chamada Provençal. Nela, as faces dos móveis são entalhadas e laqueadas. Por isso, podem ser feitas em absolutamente qualquer cor. Além disso, usamos puxadores mais detalhados para combinar. O conjunto fica sempre elegante.

É possível usar móveis da linha provençal em qualquer ambiente da casa. Na cozinha, para completar a atmosfera francesa, aposte também em toalhas sofisticadas, com detalhes bordados (de preferência à mão) e em copos, pratos e talheres que reproduzam ou reinterpretam o estilo clássico da decoração colonial.

Lustres, espelhos e quadros com molduras cheias de relevo são objetos muito associados aos palácios franceses e por isso se fazem sempre presentes no estilo provençal.

Biblos_Bandeirantes_cozinha01-8

A decoração provençal também pode ser aplicada aos banheiros. Como? Com o uso do papel de parede floral ou listrado, com a utilização de marcenaria com detalhes em baixo relevo na bancada da pia ou em estantes de apoio, e claro, adicionando vasos de flor sobre a bancada da pia.

Se você gostou dessas dicas e dos móveis das fotos, fale com a gente e faremos um projeto sob medida para você.

_DSC2706

_DSC2754

Biblos_Pinheiros-67

Rolar para cima