Solução perfeita para renovar o visual da casa de forma rápida e sem gastar muito, o papel de parede é o novo queridinho dos arquitetos e designers de interiores. Esse revestimento pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa, inclusive na cozinha e nos banheiros.
Como o papel de parede tem o poder de mudar o ambiente em um instante, escolher o modelo ideal é essencial. Estilo industrial, floral, metalizados e com estampas geométricas estão entre as tendências na decoração.
As texturas rústicas, inacabadas e imperfeitas do estilo industrial, como o tom azulado, o aço desgastado ou as paredes de tijolinhos, podem ser reproduzidas no papel de parede e compor uma decoração cheia de charme, ousadia e personalidade, que surgiu na década de 1970 em Nova York, quando os galpões industriais passaram a servir de moradia para a população.
Estampas florais ou com folhagens deixam o ambiente alegre e trazem a natureza para dentro de casa. A escolha do papel de parede deve levar em conta os móveis que possui. Se eles forem neutros, pode apostar num fundo mais colorido para criar uma atmosfera mais naturalista. Se o ambiente já tiver muitas cores, as estampas podem ser mais neutras ou até branca e preta.
Facilmente combinados com outras estampas, os modelos geométricos dão um toque futurista e despojado ao ambiente. O chevron (zigue-zague) e o quadriculado são os modelos que estão em alta e propõem uma composição mais clean, com cores claras e móveis rústicos.
Revestimentos com detalhes metalizados adicionam um toque de sofisticação em qualquer ambiente. O cobre é a cor do momento, mas o prata e o dourado também vão bem na decoração. O uso de tons metalizados, porém, deve ser feito com cuidado para não tornar o ambiente carregado. O ideal é fazer um composé com um papel de parede liso.