Iluminação indireta traz sofisticação e conforto

Ambientes com iluminação indireta vêm ganhando espaço entre decoradores e designers de interiores por criar um clima acolhedor e relaxante, além de evidenciar detalhes da decoração.

Como não possui um foco dirigido, esse tipo de iluminação é perfeito para atividades focadas, como ler, estudar e costurar. A luz é direcionada para uma superfície, como o teto ou a parede, e só depois é refletida para outros cantos de forma uniforme.

Nos quartos

Ambiente de descanso e relaxamento, o quarto pede uma iluminação mais suave, como a indireta. De preferência, que possa ser controlada com dimer.

A escolha do tipo de lâmpada também é muito importante. A mais indicada é a amarela, pois envia ao organismo a mensagem de que ele deve relaxar e descansar.

Para quem não abre mão de uma boa leitura antes de dormir, vale a pena investir em um abajur ao lado da cama, que também serve como peça de decoração.

Nas salas

Espaço onde a família e os amigos se reúnem, a sala deve ter uma iluminação confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, adequada para uma boa conversa ou uma sessão de filmes.

Evite colocar pontos de luz sobre os sofás, poltronas e assentos em geral. As luminárias e os spots devem ser instalados e posicionados de acordo com o layout do cômodo, a fim de criar uma organização visual e harmonia no ambiente.

Como usar

A iluminação indireta pode ser instalada por meio de spots, sanca de luz, plafons ou luminárias no chão. Os spots podem ser instalados em trilhos ou embutidos em sancas e forros de gesso. Esse tipo de acessório é muito versátil e permite uma iluminação flexível, já que pode ser direcionado de acordo com a composição e decoração do ambiente.

Modernas e sofisticadas, as luminárias de chão contribuem para um ambiente mais tranquilo e relaxante, além de serem ótimas opções para cantos de leitura, salas e escritórios.

Quadrados, redondos ou retangulares. Os plafons são luminárias que podem ser utilizadas na iluminação direta ou indireta. No caso da iluminação indireta, a cúpula deve ser direcionada para o teto, para que a luz reflita e se espalhe por todo o ambiente.

Discreta e sustentável, as fitas LED têm sido cada vez mais usadas na iluminação indireta. Elas podem ser encontradas em diversas cores e servem também como um elemento decorativo. Uma das formas mais utilizadas é para iluminar bancadas, paredes ou algum móvel, como o guarda-roupa.

Quer deixar sua casa ainda mais confortável e funcional? A Biblos conta com uma moderna modelagem 3D, que facilita a visão detalhada das dimensões, cores, texturas e acabamentos das peças. Peça um orçamento on-line.

Rolar para cima