A cor do ano definida pela Pantone já está bem conhecida pelo mundo, por gente do design, da moda, da arquitetura e por pessoas dos mais diversos setores. Mas será que só a Pantone faz esse tipo de pesquisa? Nada disso! Temos caçadores de tendência bem aqui, em terras brasileiras! Um deles é o Michell Lott, especialista que há anos trabalha junto às tintas Suvinil para o desenvolvimentos de novas tonalidades que tenham relação com os ares do presente e do futuro próximo.
Para o ano de 2023, a cor principal destacada por ele é a Calcita Alaranjada. Eita, nome estranho, né? A cor recebeu o mesmo nome do mineral que a inspirou, um cristal de cor laranja.
A tinta é uma edição limitada feita com pigmentação 100% mineral – trata-se de uma combinação de argilas –, resultando num tom laranja-terroso, que lembra os tons encontrados nos solos primitivos da Terra. A Suvinil foi longe nessa pesquisa! A cor também ativa o túnel do tempo da memória, porque revive a icônica década de 1970, marcada pelo olhar no amanhã.
Hoje também estamos vivendo mais conscientes do amanhã. Alguns mais temerosos pelo que pode acontecer e outros esperançosos no poder inventivo do ser humano para dar mais uma volta por cima. Nesse contexto, a inspiração partiu das cores da superfície de Marte, que logo tocaremos, e das práticas restaurativas e sustentáveis para o nosso planeta. Ele está precisando bastante da nossa ajuda.
Com tantas responsabilidades e acontecimentos recentes, também precisamos cuidar de nós mesmos. Depois de 3 anos de pandemia, percebemos que precisamos de descanso, união, criatividade, conectividade e da êxtase por tudo que nos cerca. O laranja-terroso emana firmeza e pé no chão, coisas que tanto nos fizeram falta nos últimos tempos.
É por tudo isso, que a Suvinil resolveu celebrar as cores do solo. Segundo eles, “a Calcita Alaranjada traz em si uma pitada da segurança, que buscamos quando olhamos para o passado, da inspiração que precisamos encontrar no presente, e da esperança que sentimos quando pensamos no futuro”.
Nós da Biblos adoramos a cor! Até porque ela se encaixa perfeitamente nas nossas próprias conclusões sobre as tendências para 2023, que já postamos aqui. Parece que estamos alinhados, com antenas captando sinais parecidos correndo pelo Brasil.
Inspire-se com a seleção de imagens deste post e pondere a ideia de renovar a sua casa ou local de trabalho seguindo as tendências de 2023. No quesito marcenaria, estamos sempre disponíveis para projetar os móveis que encherão os seus dias de boas energias e beleza.