As cozinhas americanas viraram uma febre na decoração do Brasil a partir dos anos 2000
Elas são cozinhas que possuem uma integração visual com a sala, muitas vezes sendo divididas apenas por uma meia parede ou móvel baixo na altura de uma bancada convencional.
Essa solução de layout virou preferência pelos moradores de apartamentos compactos, pois a ausência da parede que fecha a sala permite uma sensação de amplitude. Com isso a percepção de fluidez aumenta .
Vamos dar algumas dicas simples para vocês que sonham com a Cozinha Americana :
1 Altura de Bancadas e ilhas .
Uma boa bancada para trabalho tem que ter em torno de 90 a 96 cm de altura dependendo da estatura dos moradores .
Quando planejamos uma bancada muito baixa o trabalho nessa bancada fica muito incomodo, pq vc estará sempre curvado , meio corcunda para conseguir cortar alimentos , preparar receitas etc .
E se a bancada estiver muito alta você ficará com os braços em uma posição desconfortável , com os cotovelos muito para cima , ou ainda dependendo da estatura dos moradores você terá dificuldade de enxergar o que está na bancada .
Então se você quer uma bancada para preparação de comida siga essas medidas entre 90 e 96 para não ter problemas.
Agora, caso você queira somente uma bancada para apoiar frutas e mantimentos, ela pode ser um pouco mais alta, com até 1.10 de altura.
2 A Ilha
A sua bancada divisória que separa a sala da cozinha passa a ser um elemento central chamado de ponto de conexão , naturalmente o olhar dos visitantes será atraído para esse elemento , então vale a pena caprichar no design dela .
Você pode pontuar ali uma função como ter o cooktop e forno , você também pode ter uma área de refeições rápidas . O importante é dedicar um tempo e atenção a esse elemento.
3- Circulação
Quando temos um elemento central entre sala e cozinha devemos lembrar que precisamos circular na frente dele , por isso recomendamos que vocês deixem 1 metro de distância entre a ilha e o móvel da pia , e no corredor lateral a mesma medida deverá ser respeitada.
Assim vocês irão conseguir mexer nos eletrodomésticos sem problemas, abrir e fechar portas, lavar louças , preparar refeições etc.
4- Conexão
Quando planejamos uma cozinha americana temos que lembrar que ela faz parte de um todo de um ambiente integrado composto de cozinha mas também composto por sala de estar, sala de jantar, hall de entrada etc .
Por isso não podemos pensar nela como um ambiente isolado , ela precisa ter uma linguagem de decoração que converse com os outros ambientes que compõem a área integrada .
Muitos proprietários fazem um mix de inúmeras cores e padrões de amadeirados em cada um desses pontos , hora a sala de tv com um amadeirado, hora a cozinha com outro e a sala de jantar com ainda um terceiro padrão diferente .
Você pode fazer essa conexão de decor escolhendo a mesma cor de marcenaria para ser repetida em diversos pontos , assim a sua casa ficará muito mais elegante e sofisticada.
Espero que essas dicas tenham te ajudado .
A Biblos tem especialistas em design de interiores venha nos visitar em uma de nossas lojas