Descubra se o estilo de decoração industrial combina com você

Este é quarto post da série sobre estilos de décor, pensada para você descobrir com qual estilo mais se identifica e terá muitas dicas de como levá-lo à sua casa.

DECORAÇÃO INDUSTRIAL

O estilo industrial, que surgiu em Nova York, entre os anos 1950 e 1970. Aconteceu num período em a cidade esteve tão populosa, e os custos de vida estavam tão altos, que algumas pessoas tiveram que recorrer a um novo tipo de moradia, os lofts.

Trata-se de apartamentos montados em galpões que anteriormente abrigavam fábricas. A maioria destes galpões estava desocupada, porque muitas empresas faliram nos Estados Unidos desde a crise de 1929.

Nestes locais, algumas características das antigas fábricas, como paredes de tijolos ,canos e tubulações aparentes, permaneceram e isso se tornou a marca do estilo industrial na decoração.

Entretanto, não pense que por ser um estilo enraizado na indústria, que ele não possa ter as sutilezas de um design de alto padrão. Com um bom projeto e materiais de qualidade, é possível conquistar a atmosfera industrial contemporânea.

No estilo industrial, a sua casa é um grande armazém. Em outras palavras, sem paredes ou divisórias. Quanto mais integrados forem os ambientes, melhor.

Cozinhas com ilhas, integradas com o estar ou com a sala de jantar são obrigatórias. Optar por eletrodomésticos em aço inox, também é indicado para garantir um ar industrial para sua cozinha.

Biblos_Bandeirantes_cozinha02-1

Uma das principais características dos lofts nova-iorquinos, eram os ambientes claros e bem iluminados, devido às janelas enormes dos galpões e fábricas. A boa iluminação se tornou um dos símbolos do estilo. Nos ambientes industriais vemos muitas luminárias grandes, principalmente de metal, com ar fabril.

No piso, paredes e teto, a aparência não finalizada do cimento e do concreto são pontos fortes do estilo. No mobiliário, o mais comum é a mistura de elementos de metal com madeira. Com bastante frequência, os elementos de metal aparecem pintados de preto, para uma atmosfera mais elegante. Sofás de couro e bancos de metal também contribuem para a estética industrial.

Aposte em itens com marcas de desgaste. Tais peças podem ser desgastadas tanto de fábrica quanto por uso.

Os móveis Biblos que apresentam estrutura de metalon aparente, são perfeitos para quem quer adotar o estilo industrial. Os closets abertos, por exemplo, combinam muito com esse estilo. Apenas a estrutura, sem portas ou vedações. As estantes modulares, de metal e madeira, com nichos abertos e fechados também combinam bastante com o estilo industrial.

Em termos de cores, o industrial é bem discreto. Os tons principais são o cinza e o preto. Usa-se também o marrom, o azul escuro e o verde escuro. Cores fortes, bem vivas, aparecem em elementos decorativos, para causar contraste, mas com moderação. Não vemos, no entanto, cores pastel, ou candy colors. Também é raro um bege claro nas paredes e móveis – tão comum em outros estilos, como no contemporâneo.

Resumindo, para conquistar uma decoração no estilo industrial, opte pela integração de cômodos e ambientes, num layout com móveis mais dispersos, no intenso uso de metal, madeira e couro – sintético, de preferência, pelo bem do planeta – e nas cores sóbrias e escuras.

Biblos Planejados - Sala

Rolar para cima