Você quer uma decoração moderna em pleno 2023? Tudo bem, a gente ajuda!

Hoje seguimos com a nossa série sobre estilos de décor, assim você vai descobrir com qual estilo mais se identifica e terá muitas dicas de como levá-lo à sua casa.

DECORAÇÃO MODERNA

A decoração moderna, apesar do nome, não é atual. Trata-se de um estilo que data da primeira metade do século 20. O modernismo surgiu na Europa como contraponto à opulência do estilo clássico e como celebração dos avanços industriais. Essa tendência prima por um design funcional, inteligente e belo. Assim, o moderno aproxima-se do minimalismo, mas se diferencia ao não ter a intenção de deixar os espaços vazios.

Biblos Planejados - Cozinha Planejada

Na decoração moderna, aparecem muito as formas geométricas mais simples, como o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo. Há uma busca pela harmonia dessas formas, por um resultado de equilíbrio estético nos ambientes. Em escala menor, há muita repetição de padrões geométricos, formando murais gráficos ou texturizados, seja na fachada ou nos ambientes internos, como nas divisórias semi-permeáveis.

Há uma mescla de cores sóbrias, como o branco, o preto e o cinza, com cores fortes e primárias, ou seja, vermelho, amarelo e azul – resultando no estilo conhecido como Bauhaus. Outra forte característica deste movimento, é a valorização da dita “verdade das coisas“, ou seja, do uso dos materiais em seu estado bruto, ou sem acabamentos que alterem sua natureza original.

Biblos Planejados - Home Office

Há muita madeira e metal. Outro elemento muito presente no moderno é o vidro. As janelas típicas deste estilo são enormes, do piso ao teto. Por sua vez, o concreto aparente é uma das grandes estrelas dos ambientes modernos, seja nas paredes, no teto, no piso e até no mobiliário.

O modernismo aposta muito na integração de ambientes, por isso, aparecem nas moradias muitas meias paredes e divisórias parciais. Cozinhas integradas ao estar começam a aparecer com esse estilo, bem como os ambientes de usos múltiplos. Móveis inteligentes, capazes de servirem para atividades distintas, e com aparência neutra, podendo serem usados em cômodos diversos, são amados pelos modernistas.

Em geral, as portas são altas e amplas, afinal, outra parte importante da filosofia modernista é o culto ao coletivo, à reunião de pessoas. Casas modernas são casas de quem ama receber visitas. As salas de estar e jantar são sempre pensadas para acomodar o máximo de pessoas possível.

No modernismo você não verá cadeiras diferentes em volta da mesa de jantar. A padronização é a regra, pois os modernos pensam muito na eficiência de fabricação, mais que na mera expressão estética. O modernismo também gosta da modulação no mobiliário. Na fácil leitura nas formas de repetições temáticas. Nos móveis que podem ser organizados e reorganizados, sem a necessidade de reformas.

No estar, você verá muitos móveis que podem também servir como assento se necessário, como mesas laterais soltas que podem ser realocadas e virar banquetas, ou mesmo bancos longos junto às paredes, atravessando os cômodos. O mobiliário planejado combina muito bem com o modernismo, pois ele permite o melhor aproveitamento dos espaços, tornando o ambiente bastante funcional.

Bom, depois de todas essas explicações, acho que você já vai conseguir transformar a sua casa numa residência moderna se desejar!

Biblos Planejados - Home Office

Rolar para cima