Os tapetes podem delimitar o ambiente, deixá-lo mais aconchegante, esconder um defeito no piso, abafar ruídos ou simplesmente aquecer o espaço, especialmente onde o piso é frio. Uma dica é deixar a escolha para a fase final, já que ficará mais fácil visualizar qual se encaixa melhor na decoração da casa.
Independentemente da função que o tapete vai desempenhar na casa, a escolha do tamanho, do material e até com a composição das cores deve levar em conta em qual ambiente ele será colocado e como é rotina da família – isso pode determinar se a peça tem que ser mais resistente ou mais fácil de limpar, por exemplo. Confira algumas dicas para não errar na escolha:
Tamanho
Tire as medidas do cômodo e dos móveis onde o tapete será colocado e verifique qual é o melhor posicionamento para valorizar a decoração. Lembre-se: o tamanho certo é aquele que acolhe os móveis ou pelo menos a maior parte deles.
Para conseguir uma decoração harmoniosa, na sala, o tapete deve ser posicionado na parte central e acompanhar o comprimento do sofá, preso embaixo da peça para evitar acidentes. Já no caso de aparador ou bancada, ele deve ficar rente aos móveis.
No quarto, o ideal é que a cama e os criados-mudos fiquem em cima da peça. Também é possível colocar dois tapetes, um de cada lado da cama. Na sala de jantar, o tapete deve ser sempre maior que a mesa, para que as cadeiras possam repousar sobre ele quando puxadas para trás.
Formato ideal
O ideal é escolher a forma de acordo com a disposição da mobília. Para salas e quartos, os formatos quadrados ou retangulares são os mais indicados porque possuem mais móveis que serão colocados em cima.
Na sala de jantar é indicado usar um formato invertido ao da mesa. Por exemplo, se a mesa for quadrada, use um tapete redondo e vice-versa. No caso de mesa retangular, o tapete sempre deve ser retangular.
Os tapetes redondos caem bem em ambientes maiores e modernos, já que fica mais difícil distribuir os móveis sobre eles. Eles ficam bem em livings, salas de TV e escritórios.
Material indicado
A escolha do material deve considerar o dia a dia da casa. Para quem tem crianças ou animais de estimação, são indicados os mais leves e que podem ser lavados com mais frequência, como sisal e sintético.
Os de lã e poliéster são mais macios e devem ficar em espaços mais reservados e de menos movimentação, como as salas de TV e os quartos, para evitar a sujeira.
Estampado ou liso
A escolha das cores e estampas do tapete depende do restante da decoração. Os modelos mais rústicos ou com cores neutras combinam com qualquer decoração. Se a composição do espaço for mais neutra, você pode investir em peças coloridas ou com formas geométricas.