Produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, escadas e bicicletas são apenas alguns objetos que costumam ser guardados na área de serviço. Para não virar o cantinho da bagunça e torná-la um espaço funcional e organizado, o primeiro passo é definir as funções que a área de serviço terá e o que será armazenado nela.
Como a maioria das áreas de serviço costuma ser pequena, vale a pena investir em móveis planejados para aproveitar melhor cada cantinho. Para ganhar mais espaço, os armários aéreos são ótima opção para guardar produtos menores, como panos de limpeza, esponjas, pregadores e outros itens que precisam estar sempre à mão.
O uso de prateleiras também ajuda na organização – elas podem acondicionar produtos de limpeza que devem ficar longe do alcance das crianças e dos animais de estimação, além de objetos maiores que não cabem no armário, como baldes e aspirador de pó. Uma solução para aproveitar melhor o espaço e deixar tudo organizado é investir em armários verticais para pendurar utensílios maiores, como escadas, tábua de passar, vassouras e rodos.
Em alguns projetos, a área de serviço pode dividir a área com a despensa para mantimentos. Nesse caso, podem ser utilizados armários do tipo estante, com algumas gavetas para guardar itens menores.
Outra tendência, em apartamentos menores e estúdios, é integrar a cozinha com a lavanderia. Por dividirem o mesmo espaço, os dois ambientes podem manter o mesmo estilo, o que dá sensação de unidade e amplitude. O balcão da cozinha e da área de serviço, inclusive, pode ser o mesmo, desde que a máquina de lavar tenha abertura frontal. Também é possível fazer uma área de serviço embutida, com porta, para escondê-la quando não estiver em uso.
Quer organizar a sua área de serviço e ganhar espaço e organização? Procure uma loja da Biblos, que nossos consultores vão ajudá-lo a fazer um projeto ideal.