Elementos essenciais na decoração, os quadros refletem a personalidade da família, preenchem espaços e trazem vida e movimento para o ambiente. Eles também podem ditar o visual dos demais elementos do ambiente, como o sofá ou o tapete.
As peças podem ser usadas em qualquer cantinho da casa, mas é preciso atenção a alguns detalhes para não errar. A seguir, preparamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.
Onde colocar?
Uma das dúvidas mais comuns é onde colocar o quadro. As peças caem bem em todos os cômodos da casa, inclusive no banheiro e na cozinha, e podem ser instaladas em qualquer parede que precise de renovação ou mereça destaque.
Um dos principais erros cometidos é colocar os quadros em alturas elevadas. A altura ideal, que permite uma boa visualização, é de cerca de 1,60 m. Se ele for colocado sobre algum móvel, deve ficar centralizado com a peça.
Uma tendência é deixar os quadros encostados na parede, apoiados sobre um móvel ou até mesmo no chão, o que dá um ar despojado.
Como compor
Se for fazer uma composição de quadros, saiba que não é preciso seguir o mesmo padrão de temas. Porém, é importante que os tons conversem entre si e com o restante do ambiente.
Existem diferentes maneiras de dispor as telas. A mais comum é deixar a maior ao centro e pendurar as demais ao seu redor. A distância entre elas, no entanto, deve ser a mesma, entre 7 cm e 10 cm.
Também é possível fazer uma montagem mais solta, sem alinhamento ou em zigue-zague, o que dá um ar mais despojado ao ambiente.
Para não errar
Se ainda tiver dúvidas sobre a posição e a melhor composição, antes de sair furando tudo, faça réplicas de papel com o mesmo tamanho do quadro e cole na parede para ver como ficaria.
Outra dica é deixar as telas apoiadas no chão, na mesma ordem que ficariam na parede, para ver se as cores e os temas combinam e se a disposição te agrada.
Molduras fazem a diferença
As molduras dão um toque final nos quadros. Por isso, a escolha certa pode fazer toda a diferença. Elas devem combinar com o cômodo em que o quadro será colocado. As mais finas ficam melhor em ambientes modernos. Em uma decoração tradicional, prefira as molduras mais grossas.
Para chamar mais a atenção e causar contraste, use molduras claras em paredes escuras e vice-versa.
Para deixar sua casa ainda mais charmosa, peça um orçamento pelo site da Biblos, que nossos consultores entrarão em contato para fazer o melhor projeto.