Hoje nosso post é especial para mamães e papais que nos acompanham aqui. Vamos te ajudar um pouquinho a planejar o quarto do seu bebê seguindo o método Montessori, metodologia super difundida pelo mundo devido ao seu sucesso no desenvolvimento infantil.
Maria Montessori foi uma psiquiatra italiana que dedicou a sua vida para oferecer às crianças chances de um desenvolvimento mais completo e uma vida melhor. Ela criou uma metodologia conhecida mundialmente para melhor aprendizagem e crescimento completo dos pequenos. Foi ela, por exemplo, que instituiu mesinhas e cadeiras baixinhas nas escolas.
Ela divide o desenvolvimento infantil em algumas etapas:
Primeiro Plano do Desenvolvimento (0 a 6 anos)
Segundo Plano do Desenvolvimento (6 a 12 anos)
Terceiro Plano do Desenvolvimento (12 a 18 anos)
Hoje vamos falar de como criar um quarto para a primeira etapa da vida infantil , assim você poderá colocar em prática metodologias estudadas e comprovadas cientificamente. Nesta primeira fase da vida, as crianças têm dois grandes objetivos:
1-Aprender como o mundo funciona, para saber como se encaixar no mundo.
2-Adquirir independência física em relação ao adulto.
A“Mente Absorvente” dos pequenos é o primeiro pilar dessa fase, eles vão aprender como o mundo funciona observando , suas imagens, sua linguagem, suas regras, sua cultura e suas leis físicas.
A independência física é o outro pilar deste primeiro momento , no qual eles vão aprender pela ação.
Em um ambiente montessoriano, os espaços são projetados e montados de acordo com o ponto de vista dos bebês e criancinhas pequenas e não dos adultos.
Com a intenção de que eles circulem livremente pelo ambiente, possam explorar os objetos, texturas e o espaço em si, pois tudo é dimensionado de forma a ser acessível a eles.
Um ambiente que segue essa metodologia geralmente possui alguns itens que vocês podem fazer aí na casa de vocês:
-Um teto trabalhado, desenhado com estímulos visuais ao bebe , já que ele passa muito tempo deitado , tecidos presos ao teto também ajudam nesse estímulo para criancinhas um pouco maiores.
-Tapete no chão para poder proporcionar um local seguro em temperatura ambiente para a criança brincar.
– O berço dá lugar ao colchão no chão, a fim de dar maior liberdade de movimento à criança, sendo mais seguro contra quedas e escapes quando os pequenos ganham mobilidade.
– Presença de espelhos, o espelho serve para que o bebê possa se reconhecer e entender que é um indivíduo, a presença desse elemento auxilia na autonomia e reconhecimento de expressões , mas o espelho não pode ser de vidro , pois como vimos aqui nessa filosofia ,tudo no quarto deverá ser feito pelo ponto de vista da criança e com segurança então sugerimos que ele seja de acrílico, ou adesivo.
– Barras de apoio fixas na parede também são super bem vindas para que a criança consiga se levantar sozinha e ter mais autonomia com segurança em se locomover.
– Caixas organizadoras de brinquedo aonde a criança cozinha conseguirá guardar seus pertences sozinha.
– Armários com parte acessível baixinha com prateleiras ou cabideiro , na qual as roupinhas das crianças são guardadas, uma área em que ela tem acesso visual e possa aprender o hábito de escolher, guardar , dobrar e se vestir .
E por fim um elemento essencial no quarto montesorriano são paredes decoradas com temas lúdicos , cores diversas e formas de interatividade para despertar a curiosidade dos nossos pequenos.
Com esses itens você pode transformar o quarto do seu bebe ou criança em um quarto montessoriano que incentiva um desenvolvimento baseado em auto confiança , segurança e muito carinho
Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais desse mundo de quartos infantis e a metodologia por trás deles