Dicas de planejamento de móveis para Home Office

Investir em um bom ambiente de trabalho aumenta nossa produtividade e cuida da nossa saúde! Desde a pandemia da covid-19, muitas coisas mudaram, principalmente em relação ao nosso entendimento do que é a casa e como seus cômodos podem funcionar para nós das melhores maneiras. Com a ideia do trabalho remoto, muitas pessoas passaram a investir em ambientes de “home office” nas próprias casas e é exatamente sobre isso que a Biblos planejados vai falar hoje.

“Home office” pode ser entendido, literalmente, como um escritório na sua casa. Você pode pensar como isso funciona, uma vez que nossa casa não está equipada para realizarmos o nosso trabalho. E é justamente por isso que a Biblos planejados toma como responsabilidade o planejamento e cuidado para que um ambiente da sua casa possa confortavelmente recebê-lo enquanto trabalha.

Investir em um espaço de home office em casa vai tornar o período do trabalho mais prazeroso, afinal, todo aquele ambiente está equipado de acordo com as suas necessidades. Além disso, só de pensar em economizar todo o tempo de se deslocar até o local do trabalho, já é um alívio enorme.

Ter um espaço para conseguir trabalhar, se concentrar e fazer suas reuniões se tornou uma pedida constante dos nossos clientes. Muitas pessoas cometem erros na hora de planejar esses ambientes. Então vamos aprender hoje a como evitar os erros mais comuns em espaços de Home Offices?

1. Posicionamento da mesa

 

Primeiramente, devemos evitar colocar na mesa de trabalho em um lugar movimentado da casa, onde muitas pessoas da família transitem ou passem o dia todo, como cozinhas. O ideal é colocar a mesa de trabalho em um quarto separado. Caso não seja possível, tente buscar um canto mais isolado do quarto, varanda ou sala.

Outro ponto para prestar atenção no posicionamento da mesa é evitar colocar sua mesa em um local onde há uma janela logo atrás, ou seja, que ela fique nas costas enquanto você está trabalhando, pois a iluminação vinda da janela vai causar um reflexo na tela do seu computador, atrapalhando bastante a sua produtividade.

Caso o único espaço livre que você tenha em casa seja justamente uma parede oposta à janela, sugerimos que você invista em uma cortina blackout, que bloqueia a luz do sol, para que assim você tenha o maior conforto visual para trabalhar.

Dicas de planejamento de móveis para Home Office
Dicas de planejamento de móveis para Home Office

 

2. Iluminação inadequada

Outro erro bem comum para home office é a escolha das lâmpadas de iluminação. Quando estamos trabalhando precisamos nos concentrar, por isso devemos evitar as lâmpadas amarelas, pois elas atrapalham bastante essa concentração, uma vez que tendem a deixar o corpo mais relaxado.

Por isso, aconselhamos o uso de lâmpadas neutras, coloração de 3000 kelvins ou lâmpadas frias, coloração de 4500 Kelvin. Além disso, vemos por aqui que muitos clientes possuem apenas um ponto de luz no ambiente, no teto, no meio do cômodo.Isso faz com que a luz que chega à sua mesa de trabalho não seja suficiente. 

Recomendamos o uso de luminárias e lâmpadas auxiliares para a mesa, podendo ser penduradas ou até mesmo luminárias de mesa, como abajures. Elas vão te ajudar no conforto visual do dia a dia para que você force menos a vista.


3. Altura da tela e monitor

Esse item da lista de dicas que a Biblos planejados montou pode ocasionar lesões na cervical, então é de extrema importância prestar atenção nele. Quando estamos trabalhando, passamos horas olhando para a tela do notebook ou monitor e o mau posicionamento dele pode acarretar em fortes dores na nuca, ombros e braços.

A maioria dos clientes apoiam o notebook em uma mesa convencional e assim, ficam, em média, cinco horas seguidas olhando para baixo, enquanto o ideal é que você mantenha o olhar reto por todo esse tempo.

O topo da sua tela deve estar alinhado com a altura dos seus olhos, mantendo uma melhor angulação de seu pescoço. A tela não pode também estar muito próxima de seu olho, sendo aconselhável manter uma distância mínima de 40 centímetros.

 

 

4. Local de armazenamento

Aqui temos um erro de organização que atrapalha sua produtividade no Home Office. Muitas pessoas não separam um espaço para armazenar os itens do trabalho, como fones, carregadores, papéis, agendas, etc. Na maioria das vezes, esses itens são armazenados juntamente com outros objetos da casa.

O ideal é que você tenha um espaço separado para guardar todos os materiais que você utiliza enquanto está trabalhando e que ao fim do dia você possa armazenar eles e começar a relaxar.

Evite colocar coisas de trabalho em armários que você acessa quando está no seu horário off. Assim, você poderá se desligar e descansar mais facilmente. Dependendo da quantidade de materiais que você tenha armazenado, podemos solucionar esse problema com um gaveteiro embaixo da mesa, armários aéreos ou até mesmo estantes e prateleiras.

Dicas de planejamento de móveis para Home Office
Dicas de planejamento de móveis para Home Office

 

5. Descanso para os pés

Montar um home office é mais complexo que apenas juntar uma mesa com uma cadeira. Existem detalhes que precisam ser pensados para que possamos manter a nossa saúde enquanto trabalhamos. Por isso, agora vamos mencionar o item que é o mais esquecido do Home Office, o apoio para os pés.

Enquanto passamos muito tempo sentados, temos a maior tendência a sentir dor e rigidez nas pernas, maior probabilidade de desenvolver varizes e coágulos também. Por isso, o apoio para os pés auxilia no relaxamento dos músculos da perna e, junto a isso, comprimindo os vasos e artérias, reduzindo o desconforto.

Outra dica levando em consideração o descanso para os pés, é que quando você planeja um ambiente de Home Office, você precisa levar em consideração esse item e o armazenamento dele, pois os acessórios de apoio e movimentos dos pés são itens geralmente bem volumosos.

Rolar para cima