Como evitar erros mais comuns na sua cozinha planejada

Ter uma cozinha com espaço organizado  com uma decoração bem pensada e tudo funcionando direitinho é  o sonho de muitas pessoas.
O que muitos não sabem é que existem alguns erros bem comuns que vocês podem cometer na hora de fazer a cozinha
Então hoje vamos te contar os maiores erros e como evitá-los

Biblos_Bandeirantes_cozinha01-8

1- Eletrodomésticos


O primeiro erro é a falta de planejamento, principalmente quando falamos de eletrodomésticos : geladeira, microondas, fogão , e lava louças,
Os eletros existem no mercado em diversos tamanhos e tipos, por exemplo existem geladeiras de 70 cm de largura e geladeiras de 95 cm de largura. Quando planejamos os móveis da cozinha precisamos já saber os modelos que serão comprados , para deixarmos os espaços certos para eles, e assim não correr o risco de você comprar um fogão por exemplo e ele não caber no vão deixado.
Além disso cada eletrodoméstico tem um manual de instruções, pois cada um vai precisar de uma infra de obra civil diferente.
Exemplos:
Lava louças precisam de uma alimentação de água ou seja uma torneira e também precisam de uma saída de esgoto , modelos diferentes de lava louças pedem alturas diferentes desses pontos.
Coifas precisam de dutos de exaustão com saída para fora do ambiente da cozinha , já depuradores precisam somente de alimentação de elétrica .
Ou seja cada modelo e tipo de eletro tem necessidades específicas , até o cabeamento de elétrica é único, cada aparelho tem uma especificação
descrita no manual do eletrodoméstico , pois  além da voltagem, 110 e 220 temos também a especificação da bitola, que é a grossura do fio, que vai variar de modelo para modelo.
Então é importante você saber quais eletros vai querer antes de iniciar a obra deste cômodo.
Assim os móveis planejados podem se adaptar para encaixar certinho nos modelos escolhidos por vocês.

Biblos_Pinheiros-104_a

2- Espaço do cooktop


Aqui vemos um erro muito comum em relação ao cooktop ou ao fogão.
Temos que evitar ao máximo a colocar o fogão muito próximo da parede e aos armários laterais, quando cozinhamos precisamos de espaço para movimentar os braços e acessar as panelas , além disso uma prática muito saudável para a segurança é sempre virar os cabos das panelas para trás , por isso não podemos grudar o cooktop na parede do frontão também . Às vezes é recomendável investir em um cooktop menor de 4, ou 2  bocas e ter esses acessos laterais mais livres do que investir em um cooktop maior, como o de 6 bocas e não conseguir utilizar todas as bocas que ele oferece por não termos como manipular as panelas que ficam no canto.

 

3 Esquecer da pingadeira


Muitas vezes nós aqui da biblos entramos somente com a parte dos móveis com os gabinetes de marcenaria e o cliente fecha as pedras de granito em fornecedor próprio, então vamos te dar essa dica super importante para você ficar atento.
Não podemos esquecer da pingadeira, ou seja, fazer a pedra da bancada um pouco maior que o mobiliário que fica embaixo.
A pedra pode avançar entre meio centímetro a dois centímetros e meio, esse pequeno avanço vai impedir que a água  que está na bancada escorra nos móveis . Por que isso acaba manchando o mobiliário.
Aconselhamos esse avanço em toda a área que terá acesso à água ou que você poderá vir lavar .

4- Posicionamento do botijão de gás


Um erro comum , mas bem perigoso é deixar o botijão de gás dentro da cozinha e próximo ao fogão.
O botijão é algo inflamável , qualquer vazamento que tenha nele pode ocasionar acidentes muito graves.
Portanto, não é seguro manter ele em ambientes fechados e próximo a equipamentos que emitam chama.
Conforme a imagem abaixo ( o que não é aconselhado fazer)

O ideal é você manter ele fora de casa em uma área externa que tem troca constante com o ar, e assim você faz uma obra que passa esse gás encanado até a parte interna da cozinha na área do seu fogão, com um registro único para ele.
Caso vocês tenham espaço para fazer o abrigo em área externa, vale lembrar que a cobertura precisa ser de concreto e se tiver portas no abrigo elas tem q ser vazadas para manter o ambiente arejado.

Caso a sua casa não tenha espaço para fazer esse tipo de obra para manter o botijão em área externa , aconselhamos que vocês escolham um cooktop elétrico que não precise de alimentação de gás , ele funciona somente com uma tomada de energia .

5- Água filtrada


Aqui no Brasil a água que chega nas nossas torneiras não é própria para bebermos, então nós temos diversos tipos de filtros ou purificadores de água. Isso todo brasileiro já sabe, o que muitos esquecem na hora do planejamento da cozinha é onde esse filtro vai ficar.
Existem diversos tipos de filtro :
Os que são embutidos direto em eletrodomésticos , que ficam acoplados atrás da geladeira, para isso você precisa deixar um ponto hidráulico na região do refrigerador.
Temos filtro de bancada que são os famosos filtros de barro e derivados , com estes você adiciona água dentro do reservatório , esses modelos são os maiores e precisam ter um espaço livre pensado para eles .
Temos filtros elétricos de parede que também precisam de infra de água e elétrica e precisamos pensar se o acesso a ele está fácil para todos da casa. Muitas vezes nós aqui da biblos separamos um espacinho especial na marcenaria para estes, caso os clientes queiram.
E por fim temos o filtro que fica embaixo da pia e pode ser ligado direto na torneira assim toda a água que sai da bica será filtrada, mas para isso o espaço da marcenaria embaixo da bancada também tem que ser planejado para que tudo caiba direitinho.

Esses são os erros mais comuns que vemos por aqui e todos eles conseguimos evitar se planejarmos com cuidado a sua cozinha , assim, se você precisar de uma ajuda, é só vir nos visitar em uma das nossas lojas.

Rolar para cima