Como evitar erros mais comuns na sua cozinha planejada

Ter uma cozinha com espaço organizado com uma decoração bem pensada e tudo funcionando direitinho é o sonho de muitas pessoas.
O que muitos não sabem é que existem alguns erros bem comuns que vocês podem cometer na hora de fazer a cozinha planejada.
Então hoje vamos te contar os maiores erros e como evitá-los.

Biblos_Bandeirantes_cozinha01-8

1- Eletrodomésticos

O que acontece no planejamento de cozinha e que muitas pessoas esquecem dos eletroportáteis na hora de projetar os móveis. Esses aparelhos geralmente são volumosos e precisam de uma inteligência de armazenamento. Nosso conselho aqui é fazer uma listinha desses equipamentos que vocês pretendem armazenar na cozinha para que cada um tem o seu devido espaço no projeto dos móveis.  

Além disso, eletroportáteis de uso diário devem ser de fácil acesso. Por exemplo, uma cafeteira precisa ter um local especial projetado para ela, para que você não tenha que pegar a cafeteira de uma gaveta todo dia de manhã na hora de passar o seu café.  Com um pouco de planejamento, cada um desses equipamentos terá o seu lugar otimizado e o seu dia a dia será mais funcional.  

Os eletros existem no mercado em diversos tamanhos e tipos, por exemplo existem geladeiras de 70 cm de largura e geladeiras de 95 cm de largura. Quando planejamos os móveis da cozinha precisamos já saber os modelos que serão comprados , para deixarmos os espaços certos para eles, e assim não correr o risco de você comprar um fogão por exemplo e ele não caber no vão deixado.
Além disso cada eletrodoméstico tem um manual de instruções, pois cada um vai precisar de uma infra de obra civil diferente.

Exemplos:
Lava louças precisam de uma alimentação de água ou seja uma torneira e também precisam de uma saída de esgoto, modelos diferentes de lava louças pedem alturas diferentes desses pontos.

Coifas precisam de dutos de exaustão com saída para fora do ambiente da cozinha , já depuradores precisam somente de alimentação de elétrica.

Ou seja cada modelo e tipo de eletro tem necessidades específicas, até o cabeamento de elétrica é único, cada aparelho tem uma especificação descrita no manual do eletrodoméstico, pois  além da voltagem, 110 e 220 temos também a especificação da bitola, que é a grossura do fio, que vai variar de modelo para modelo.

Então é importante você saber quais eletros vai querer antes de iniciar a obra deste cômodo.

Assim os móveis planejados podem se adaptar para encaixar certinho nos modelos escolhidos por vocês.

Eletrodomésticos
Eletrodomésticos.

2- Espaço do cooktop


Aqui vemos um erro muito comum em relação ao cooktop ou ao fogão.

Temos que evitar ao máximo a colocar o fogão muito próximo da parede e aos armários laterais, quando cozinhamos precisamos de espaço para movimentar os braços e acessar as panelas , além disso uma prática muito saudável para a segurança é sempre virar os cabos das panelas para trás , por isso não podemos grudar o cooktop na parede do frontão também . Às vezes é recomendável investir em um cooktop menor de 4, ou 2  bocas e ter esses acessos laterais mais livres do que investir em um cooktop maior, como o de 6 bocas e não conseguir utilizar todas as bocas que ele oferece por não termos como manipular as panelas que ficam no canto.

Espaço do cooktop
Espaço do cooktop

 

3- Esquecer da pingadeira


Muitas vezes nós aqui da biblos entramos somente com a parte dos móveis com os gabinetes de marcenaria e o cliente fecha as pedras de granito em fornecedor próprio, então vamos te dar essa dica super importante para você ficar atento.

Não podemos esquecer da pingadeira, ou seja, fazer a pedra da bancada um pouco maior que o mobiliário que fica embaixo.
A pedra pode avançar entre meio centímetro a dois centímetros e meio, esse pequeno avanço vai impedir que a água  que está na bancada escorra nos móveis . Por que isso acaba manchando o mobiliário.

Aconselhamos esse avanço em toda a área que terá acesso à água ou que você poderá vir lavar .

Esquecer da pingadeira
Não se esqueça da pingadeira!

4- Posicionamento do botijão de gás


Um erro comum, mas bem perigoso, é deixar o botijão de gás dentro da cozinha e próximo ao fogão. O botijão é algo inflamável, qualquer vazamento que tenha nele pode ocasionar acidentes muito graves. Portanto, não é seguro manter ele em ambientes fechados e próximo a equipamentos que emitam chama, conforme a imagem abaixo (o que não é aconselhado fazer).

Cuidado com o posicionamento do botijão de gás
Cuidado com o posicionamento do botijão de gás. 

O ideal é você manter ele fora de casa em uma área externa que tem troca constante com o ar, e assim você faz uma obra que passa esse gás encanado até a parte interna da cozinha na área do seu fogão, com um registro único para ele.
Caso vocês tenham espaço para fazer o abrigo em área externa, vale lembrar que a cobertura precisa ser de concreto e se tiver portas no abrigo elas tem q ser vazadas para manter o ambiente arejado.

Cuidado com o posicionamento do botijão de gás
Cuidado com o posicionamento do botijão de gás

Caso a sua casa não tenha espaço para fazer esse tipo de obra para manter o botijão em área externa , aconselhamos que vocês escolham um cooktop elétrico que não precise de alimentação de gás , ele funciona somente com uma tomada de energia .

5- Água filtrada


Aqui no Brasil a água que chega nas nossas torneiras não é própria para bebermos, então nós temos diversos tipos de filtros ou purificadores de água. Isso todo brasileiro já sabe, o que muitos esquecem na hora do planejamento da cozinha é onde esse filtro vai ficar.
Existem diversos tipos de filtro:

Os que são embutidos direto em eletrodomésticos , que ficam acoplados atrás da geladeira, para isso você precisa deixar um ponto hidráulico na região do refrigerador.

Temos filtro de bancada que são os famosos filtros de barro e derivados, com estes você adiciona água dentro do reservatório , esses modelos são os maiores e precisam ter um espaço livre pensado para eles.

Temos filtros elétricos de parede que também precisam de infra de água e elétrica e precisamos pensar se o acesso a ele está fácil para todos da casa. Muitas vezes nós aqui da biblos separamos um espacinho especial na marcenaria para estes, caso os clientes queiram.
E por fim temos o filtro que fica embaixo da pia e pode ser ligado direto na torneira assim toda a água que sai da bica será filtrada, mas para isso o espaço da marcenaria embaixo da bancada também tem que ser planejado para que tudo caiba direitinho.

6- Não deixar a área de roda base recuada

Quando estamos preparando alimentos na pia, lavando, cortando e temperando, passamos um bom tempo de pé. E para que essa posição seja confortável, precisamos encaixar o nosso pé embaixo do armário da cozinha, para que assim possamos ficar de frente para a bancada de trabalho.  

Muitas pessoas esquecem de deixar esse espaço de encaixe do pé embaixo da marcenaria ou colocando a roda base sem recuo. Com isso, a sua posição de trabalho na cozinha fica prejudicada, pois você precisa rotacionar os pés, ficando em uma posição torta.  

Com o tempo e uso constante do ambiente, as posições equivocadas no trabalho na cozinha podem ocasionar em dores nas costas, joelhos e calcanhares. Por isso, sempre recomendamos deixar 20 centímetros de altura entre o piso da cozinha e o início do armário.  

Como evitar esses erros mais comuns em cozinhas
Mantenha 20cm de distância no rodapé. | Foto: Youtube.

7- Erro de projeto no armário Aéreo

Outro erro que vemos que pessoas leigas podem cometer com frequência é escolher fazer os armários superiores com medidas erradas. Os armários que ficam acima da bancada não podem ter uma profundidade muito grande. Para evitar que o usuário bata a cabeça quando estiver trabalhando na bancada da cozinha.  

A medida ideal é que esse armário tenha de 20 a 25 centímetros. A menos que a bancada de baixo. Outro ponto importante é verificar a altura que os armários serão posicionados. 

A altura dos armários varia de acordo com a altura do usuário. Geralmente, eles ficam 60 centímetros acima da bancada da cozinha, mas a real referência aqui seria você mesmo que vai usar a cozinha. A primeira prateleira do armário alto precisa ser de fácil acesso, mesmo que você seja uma pessoa baixinha.

Como evitar esses erros mais comuns em cozinhas
 Cuidado para não bater a cabeça enquanto cozinha. | Foto: Youtube.

8- Uso da luz fria

As lâmpadas de cor fria são geralmente utilizadas em áreas de trabalho, pois conseguem ajudar uma sensação de atenção para o cômodo. Por esse motivo, por muito tempo usou a luz fria azulada em ambientes de cozinha. Mas isso não é aconselhável. A luz fria pode alterar nossa percepção de cor. Tonalidades vermelhas, amarelas marrom são as principais a sofrerem essa alteração. Isso não é aconselhável quando estamos lidando com o preparo de alimentos e precisamos verificar a qualidade de condimentos, verduras e carnes. A luz amarela tão pouco é aconselhável para o ambiente em que lidamos com facas, processadores e panelas, pois a luz amarelada tende a deixar o corpo mais relaxado e desconexo.  

Então, para a cozinha e área gourmet, recomendamos o uso de lâmpadas de cor neutra, pois essas não são azuladas nem amareladas. Elas ficam no meio do caminho e não alteram a coloração da comida e tampouco relaxa demais o corpo, a ponto de ficarmos desatentos. 

9- Lugar para o lixo


Aqui vemos mais um erro de esquecimento. Muitas pessoas esquecem que deixaram um espaço para a lixeira ou subestimam a quantidade de lixo gerado no dia a dia pela família. Em apartamentos compactos, o desafio do posicionamento da lixeira é ainda maior, pois realmente falta espaço para conseguir fechar o lixo avulso.  

Nesses casos, recomendamos que as lixeiras sejam incorporadas na mercearia, planejadas para ficarem otimizadas e escondidas no gabinete da cozinha. Assim, não atrapalham a circulação e não deixam o mau cheiro no ar. 


Esses são os erros mais comuns que vemos por aqui e todos eles conseguimos evitar se planejarmos com cuidado a sua cozinha, assim, se você precisar de uma ajuda, é só vir nos visitar em uma das nossas lojas.

Rolar para cima