Como evitar erros mais comuns na sua cozinha planejada

Ter uma cozinha perfeita é o sonho de muitas pessoas, hoje vamos te ajudar a evitar erros bem comuns na hora de planejar a tão sonhada cozinha.

1 Não deixar área de Roda Base recuada
Quando estamos preparando alimentos na pia, lavando, cortando, temperando etc passamos um bom tempo em pé e para que essa posição seja bem confortável , precisamos encaixar nosso pé bem embaixo do armário da cozinha . Para que assim possamos ficar de frente para a bancada de trabalho.

Muitas pessoas esquecem de deixar esse espaço de encaixe do pé embaixo da marcenaria, colocando os móveis até o piso ou colocando uma rodabase sem recuo. Com isso a sua posição de trabalho para cozinhar fica prejudicada, pois você precisa rotacionar os pés , ficando numa posição torta. Com o tempo e uso constante do ambiente as posições equivocadas de trabalho na cozinha podem ocasionar dores nas costas, joelhos e calcanhares.
Por isso, sempre recomendamos deixar 20 cm de altura entre o piso da cozinha e o início do armário .

 

dekton pequena

 

2 Erro de projeto no  armário aéreo
Outro erro que vemos que pessoas leigas podem cometer com frequência é escolher fazer os armários superiores com medidas erradas , os armários que ficam acima da bancada não podem ter uma profundidade muito grande , para assim evitar  que o usuário bata a cabeça enquanto estiver trabalhando na bancada da cozinha.
A medida ideal é que esse armário tenha 20 a 25 cm a menos que a bancada debaixo.

Outro ponto importante a se verificar é a altura que esses armários serão posicionados .
A altura dos armário varia de acordo com a altura do usuário, geralmente eles ficam  60 cm acima da bancada da cozinha , mas a real referência aqui seria você mesmo que vai usar a cozinha , a primeira prateleira do armário alto precisa ser de fácil acesso, mesmo que vc seja uma pessoa baixinha.

O que são móveis planejados?

 

3- Uso da Luz fria

As lâmpadas de cor fria são geralmente utilizadas em área de trabalho, pois conseguem ajudar na sensação de atenção para o cômodo , por esse motivo por muito tempo se usou luz fria , azulada em ambientes de cozinha , mas isso não é aconselhável.
A luz fria pode alterar a nossa percepção de cor , tonalidades vermelhas, amarelas e marrons são as principais a sofrerem essa alteração . Isso não é aconselhável quando estamos lidando com preparo de alimento e precisamos verificar qualidade de condimentos, verduras, carnes etc .
A luz amarela tampouco é aconselhável para um ambiente que lidamos com facas , processadores, panelas etc , pois a luz amarelada tende a deixar o corpo mais relaxado e desconexo.
Então para a cozinha e área gourmet recomendamos o uso de lâmpadas de cor neutra, pois essas não são azuladas e nem amareladas. Elas ficam no meio do caminho , não alteram a coloração da comida e tampouco relaxam de mais o corpo ao ponto de ficarmos desatentos.

4- Eletroportáteis

Cada dia que passa e a tecnologia avança temos um novo aliado na cozinha, hora um liquidificador ou uma torradeira, um mixer, Air Fryer etc . Estes são os famosos eletroportáteis, são aparelhos elétricos que podem ser removidos de lugar.

O que acontece no planejamento de cozinhas é que muitas pessoas esquecem dos eletroportáteis na hora de projetar os móveis. E esses aparelhos geralmente são volumosos e precisam de uma inteligência de armazenamento.

Nosso conselho aqui é fazer uma listinha desses equipamentos que vocês pretendem armazenar na cozinha , para que cada um tenha seu devido espaço no projeto dos móveis
Além disso, eletroportáteis de uso diário devem ser de fácil acesso, por exemplo uma cafeteira, precisa ter um local especial projetado para ela . Para que você não tenha que pegar a cafeteira de uma gaveta todo dia de manhã na hora de passar um café.

Biblos_Bandeirantes_cozinha01-22

5- Lixo

Aqui vemos mais um erro de esquecimento. Muitas pessoas esquecem de deixar um espaço da lixeira , ou subestimam a quantidade de lixo gerada no dia a dia pela família,
Em apartamentos compactos o desafio do posicionamento da lixeira é ainda maior , pois realmente falta espaço para conseguir deixar um lixo avulso .
Nesses casos recomendamos que as lixeiras sejam incorporadas na marcenaria, planejadas para ficarem otimizadas e escondidas no gabinete da cozinha. Assim não atrapalham a circulação e não deixam o mal cheiro no ar.


A Biblos está no mercado há 40 anos , somos especialistas em mobiliários de cozinha. Venha nos visitar em uma de nossas lojas

Rolar para cima