Como compor a decoração com paisagismo

Levar a natureza para dentro e transformar a casa em um refúgio de renovação e equilíbrio. Tendência crescente, o uso de plantas na decoração embeleza e dá vida ao ambiente, além de ocupar espaços vazios.

Engana-se quem pensa que é preciso morar em uma casa com quintal para investir em paisagismo. Com um pouco de criatividade, é possível levar um espaço verde para dentro do lar, deixando-o mais saudável e aconchegante. Até mesmo apartamentos com pouca incidência de luz solar podem receber plantas que não necessitam de exposição direta ao sol.

Plantas em vasos

Os melhores lugares para colocar vasos com plantas em casas e apartamentos são os cantos, pois não atrapalham a passagem nem a visão das pessoas. Coloque os vasos próximo a entradas de luz para que as plantas recebam luminosidade. Se for possível, deixe-as próximo de uma janela para respirarem.

Em ambientes internos é indicado utilizar plantas arbóreas ou folhagens, que são mais resistentes e de fácil manutenção. As espécies ideais para manter espaços fechados são palmeiras ráfis e leque, árvore da felicidade, dracena arbórea, lírio da paz e antúrio.

Aproveite a sacada

Quem conta com sacada ou varanda no apartamento pode aproveitar este espaço para colocar as plantas, pois elas terão acesso a ar livre e luz solar, mesmo que não seja diretamente, o que torna seu desenvolvimento mais natural.

A escolha das espécies deve seguir o clima do lugar. Se o espaço receber mais luz solar direta, escolha plantas que suportem sol constante, como violeta e antúrio. Já se o local tiver vento constante, opte por plantas mais resistentes, como petúnia e begônia. Se houver claridade, sem luz solar, escolha pela violeta-africana ou pelo lírio-da-paz.

 

Jardim vertical

Opção simples e barata, o jardim vertical leva a natureza para dentro de casa e acrescenta charme em qualquer tipo de decoração. Os jardins verticais são vasos fixados na parede em painéis de madeira, em treliças de ferro ou mesmo diretamente.

Com as plantas próximas umas das outras, o ideal é escolher espécies que combinem as cores entre si, mesclando diversos tons de verde, para que este seja um item de decoração no seu apartamento. A samambaia é uma das plantas mais usadas em jardins verticais.

 

Mini-hortas

Para quem gosta de cozinhar, ter temperos frescos sempre ao alcance das mãos faz toda a diferença. O primeiro passo para ter uma mini-horta em casa é escolher um local que receba, pelo menos, duas horas diárias de luz solar.

Elas podem ser montadas na varanda, no parapeito ou na sacada. Para quem não tem muito espaço, as plantas podem ser instaladas em vasos na parede. As mais resistentes ao nosso clima são alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, sálvia, pimenta e salsão.

Rolar para cima