Cheios de luz: o LED nos móveis planejados

A iluminação bem trabalhada tem o poder de encantar as pessoas, pois além de iluminar o ambiente ela pode valorizar a arquitetura, silhuetas e objetos específicos. Aprenda neste post como utilizar a iluminação para valorizar o mobiliário e também a decoração da sua casa.

Confira a nossa lista que vai te ajudar a entender as diferentes maneiras de como usar o LED em móveis.

Studio 1403 - 10

ILUMINAÇÃO DIRETA

O uso mais comum do LED é para a iluminação direta. Com ela não há nada escondido, embutido ou mascarado. A luminária, ou a lâmpada, faz parte do design do móvel ou do objeto.

A luz direta se chama assim, pois ela está voltada diretamente para onde estamos passando ou olhando. Para esse estilo de iluminação, recomendamos as canaletas de LED com tampa de acrílico, assim o foco ficará difuso, não ofuscando a vista.

Na Biblos, esse tipo de utilização aparece para fazer a vez da luz principal do ambiente. Você a verá em pórticos amadeirados iluminados e em painéis de parede ou teto.

Também utilizamos muito esse recurso nos espelhos das penteadeiras, para ter uma iluminação clara e uniforme, ótima para você poder se maquiar. Podemos utilizar também o espelho iluminado no banheiro.

_DSC9037 (1)

ILUMINAÇÃO AUXILIAR

Chamamos de iluminação auxiliar, a fonte de luz que ilumina uma superfície, por exemplo a bancada de cozinha. O LED fica virado para baixo, em direção a pia. Nesse estilo, a lâmpada não está voltada para o ambiente. O objetivo é iluminar algo específico, para melhorar a funcionalidade.

Recomendamos as luminárias tipo canaleta de LED , ou mesmo as fitas em rolo. A iluminação auxiliar é comum em escritórios e quartos, sobre mesas de trabalho ou estudo.

Aqui na Biblos temos também cabideiros iluminados no guarda-roupa. Quando a porta é aberta, a luz acende. Ela ilumina o interior do armário e o que estiver guardado ali, sendo super funcional.

As luzes que ficam dentro de gavetas também são consideradas auxiliares, pois quando você abre a gaveta a lâmpada acende e você pode ver o que está no seu interior.

A iluminação auxiliar é muito útil, pois ajuda a desempenhar funções do dia a dia sem ter que ligar todas as luzes de teto do ambiente.

_DSC9091

ILUMINAÇÃO INDIRETA

A iluminação indireta é aquela que não está apontada diretamente para o nosso olho. Nesse caso, a lâmpada ou a fita de LED está voltada para parede, piso ou teto.

Por exemplo, a iluminação embutida na parte de trás de uma cabeceira, está ali para iluminar o ambiente indiretamente. Ela vai gerar uma estilo bem charmoso de luz ambiente. Podemos utilizar esse recurso iluminando os painéis de televisão por trás, com o foco da luz voltado para parede ou piso.

O intuito aqui é manter um clima agradável, iluminado, mas sem ofuscar a vista. Esse tipo de luz é muito utilizado quando se está recebendo convidados, durante uma festa ou até num encontro especial.

Você pode utilizar essa técnica também para iluminar cortineiros e rodapés.

_DSC2822

ILUMINAÇÃO DE VITRINE

Esse tipo de iluminação existe no ramo dos móveis para expormos objetos decorativos, como quadros, louças e cristais. A luz, aqui, tem o objetivo de destacar o que estiver exposto em nichos ou cristaleiras.

As fitas de LED ou canaletas são posicionadas na parte da frente das prateleiras, com o foco voltado para o objeto ali apoiado.

Usamos esse recurso para destacar aquela coleção especial, objetos de arte ou itens de valor afetivo.

 

Espero que tenhamos ajudado você a entender um pouco sobre como usar a iluminação a seu favor na decoração da sua casa.

Volte sempre!

_DSC2791

Biblos_Pinheiros-53

Biblos_Pinheiros-125

Rolar para cima