Os closets deixam as roupas mais acessíveis e ajudam na organização do dia a dia, ao oferecer uma quantidade maior de divisórias para organizar todos os itens. O planejamento de um closet deve levar em conta a necessidade de uso de cada pessoa. Para saber quantas gavetas, prateleiras e nichos serão necessários, deve-se fazer uma avaliação do que será guardado e da quantidade aproximada de peças.
Um closet compartilhado entre homem e mulher precisa ter infraestrutura para acomodar as roupas dos dois. Espaços para mulheres devem ter compartimentos para bolsas, cabideiro para vestidos longos, sapateiras com espaço para botas e gavetas menores para guardar joias, lenços, perfumes e maquiagem. Para homens é preciso considerar a quantidade de ternos e camisas sociais para dimensionar os cabideiros, além dos espaços para gravatas e cintos.
As peças de uso frequente devem ficar acomodadas de forma prática, com acesso fácil. As roupas que ficarão dobradas podem ser empilhadas em prateleiras ou em gavetas. Nas prateleiras altas, deixe as peças que não são utilizadas diariamente. O espelho é um acessório coringa e dá sensação de amplitude. A distância mais indicada é a de aproximadamente um metro entre o espelho e a pessoa.
Se você está pensando em montar um closet, a Biblos possui diversas opções de projetos, de acordo com o seu espaço e as suas necessidades. Procure um dos nossos consultores.