Ergonomia na cozinha

A cozinha é o ambiente mais utilizado da casa para tarefas do dia a dia . Frequentada por todos os membros da família, principalmente para quem gosta de cozinhar.

A ergonomia nos móveis  planejados é o estudo das relações entre homem e o ambiente, visando segurança , eficiência e saúde. 

Na cozinha o projeto deve proporcionar um ambiente prático e harmonizado. Que consiga melhorar a usabilidade do morador.

Uma cozinha bem projetada vai evitar que você tenha problemas como dores nas costas e incômodos musculares, o bom posicionamento dos eletrodomésticos, armários e bancadas  vai evitar esforços, movimentos errôneos e repetitivos .
A Biblos Planejados possui profissionais especializados em projetos de cozinha que consideram todos aspectos de ergonomia residencial.

PONTOS BÁSICOS A SE CONSIDERAR EM ERGONOMIA NA COZINHA :

  • Altura da pia, devido a estatura média do Brasileiro foi se instituída de 90 cm até 94 cm entre o piso e o topo da bancada. Mas a medida, na sua casa, tem que considerar a estatura dos moradores e usuários. O certo é se basear pela medida do seu cotovelo, a distância entre ele e o piso,  pois essa é a referência de alcance dos seus antebraços. Deixando um espaço abaixo da altura dos cotovelos, por exemplo se meu cotovelo está a 95 cm do piso a altura ideal da minha bancada é de 90 cm.
  • O armário aéreo, aquele que fica em cima da pia, não pode ficar  abaixo da linha dos olhos, pois assim ele gera sombra na bancada de trabalho e atrapalha seu campo de visão.  Ele também não pode ficar muito alto a ponto de você não alcançar a primeira prateleira sem o uso de banquinho. O certo é definir a altura pela distância dos seus olhos até o piso, na estatura média brasileira o padrão se instituiu por 1.50 cm do piso , ou 60 cm acima da bancada. O importante a destacar é que a profundidade desse armário deverá ser menor que a profundidade da pia, para ter espaço de movimento dos braços e cabeça enquanto você lava louça e cozinha.
  • A área de circulação e corredor padronizada para a cozinha varia entre 85 cm a 1 metro. Pois devemos considerar a passagem de pessoas carregando travessas, compras , panelas etc . Vale lembrar que essa medida é variável, dependo de quais eletrodomésticos foram definidos eles podem precisar de mais espaço de circulação na frente devido a abertura de portas.
  • A coifa ou depurador, para não ter a sua eficiência prejudicada não pode ficar muito acima do cooktop, mas também não pode ser posicionada muito baixa , pois assim corre o risco do usuário bater a cabeça. O manual do eletrodoméstico indica a altura máxima, mas a sua cabeça que  indica a altura mínima.
  • O armário embaixo da pia, precisa ter um recuo em sua base para a ponta dos os pés de quem a utiliza, caso não possua o recuo  a pessoa teria que ficar inclinada para frente, o que com o uso frequente pode gerar dores nas costas.
  • Outro ponto a se considerar é a ventilação na sua cozinha , é importante que ela possua uma circulação de ar constante principalmente se fogão e forno forem a gás .
  • A iluminação natural proveniente de janelas deve ser priorizada , ela ajuda no bem estar de quem está trabalhando na cozinha e não cansa os olhos .
  • Para iluminação artificial é recomendada lâmpadas de 3.000k de temperatura , ou seja lâmpadas de cores neutras, pois as lâmpadas frias mudam a percepção de algumas cores , por exemplo o vermelho da carne, o ideal é que quem esteja manipulando ingredientes possa ver bem as cores naturais de cada alimento.
  • Evitar ao máximo deixar o microondas  muito alto , pois corre o risco de pratos quentes entornarem, aqui consideramos novamente a distancia do olho até o piso mas descontamos 15 a 20 cm , por exemplo , se meu olho está a 1.50 cm do piso a altura máxima ideal para meu microondas seria 1.30. E a altura mínima a se considerar é a mesma da bancada da pia.

Seguir esses conceitos de ergonomia é muito importante para o bem estar na sua casa. Venha até uma de nossas lojas para fazermos o projeto da sua cozinha personalizada

 

 

Rolar para cima